Em um novo momento que vive a humanidade, a BICICLETA tornou-se uma opção de atividade física, de mobilidade e de medida de economia.
As políticas públicas priorizam estes espaços destinados ao usuário da bicicleta, cada um com o seu entendimento.
Mas o interessante é que OS ESPAÇOS SURGEM. Isso é uma excelente notícia !
Focando em nossa cidade - São Lourenço do Sul - a principal obra viária definida como CICLOVIA é na Avenida Cel Nono Centeno - Bairros Santa Terezina, Nova Esperança e Faixinha - e parcialmente na Av. Soni Soares Correa. Extremante útil, destaco a CICLOVIA em toda a extensão da Av. Theodoro Henrique Schuch, onde atinge os Bairros Santa Terezinha, Fiorame, Arthur Kraft e Camponesa.
Com uma visão de desenvolvimento do turismo, a CICLOFAIXA em quase toda a extensão da Av Getúlio Vargas (em fase de acabamento) colocará nosso município em um importante destaque viário.
Mesmo com direito a diversas interpretações a CICLOFAIXA, não é CICLOVIA, na orla da praia deverá ter um uso intenso ao longo da temporada. Isso é a mobilidade urbana onde a BICICLETA tem o seu espaço. O VEÍCULO AUTOMOTOR também tem, porém a "sabedoria" mostra a cada dia que devemos buscar opções onde tenhamos qualidade de vida. Em redes sociais, a "grita" é de que TERMINARAM COM O ESTACIONAMENTO de frente para a praia. MAS SERÁ MESMO? Ou "ainda não entenderam" que a visão de curtir a energia da natureza pode ser SEM O VEICULO AUTOMOTOR?
Não é possível ENFRENTAR MUDANÇAS sem ENFRENTAR AS CRÍTICAS. MAS a CICLOFAIXA está perfeitamente conectada com a realidade da mobilidade urbana.
Outro questionamento é quando mencionam CICLOVIA NA PRAIA de São Lourenço do Sul. Melhor entendimento é de que ali temos TÃO SOMENTE uma CICLOFAIXA.
Qual a diferença entre CICLOVIA e CICLOFAIXA????
CICLOVIA - É um espaço destinado APENAS ao fluxo de bicicletas e ciclistas. Ela conta com SEPARAÇÃO FÍSICA que isola os ciclistas dos demais veículos e pedestres. A separação pode ser feita de várias maneiras como GRADE, MURETA, MEIO FIO, BLOCOS DE CONCRETO, etc. Em geral, CICLOVIA também tem cor diferente. O uso de CICLOVIAS está mais presente em vias expressas e avenidas, PROTEGENDO o ciclista do tráfego intenso e rápido e evitando que os motoristas ADENTREM nessa via exclusiva.
CICLOFAIXA - Diferentemente da CICLOVIA, NÃO tem separação física (meio fio). É apenas uma faixa pintada no chão. Podem existir "olhos de gato" ou "tartarugas" para separar a ciclofaixa da pista de rolamento. Em geral, o uso de CICLOFAIXAS é indicado em locais nos quais o trânsito de veículo é menos veloz. Além disso. a implantar uma CICLOFAIXA é bem mais barato e mais rápido do que um CICLOVIA, pois utiliza a estrutura viária existente, por isso costuma aparecer mais frequentemente em diferentes cidades.
O importante é de que tenhamos debates, opções para que NOVAS CICLOVIAS sejam implantadas em nosso município. A viabilidade do ANEL CICLOVIÁRIO oportunizando aos moradores dos bairros fazerem a integração através destas vias exclusivas irá facilitar e gerar segurança para o uso mais constante.