CICLOFAIXAS EM SÃO LOURENÇO DO SUL

CICLOFAIXAS EM SÃO LOURENÇO DO SUL

Em um novo momento que vive a humanidade, a BICICLETA tornou-se uma opção de atividade física, de mobilidade e de medida de economia.

As políticas públicas priorizam estes espaços destinados ao usuário da bicicleta, cada um com o seu entendimento.

Mas o interessante é que OS ESPAÇOS SURGEM. Isso é uma excelente notícia !

Focando em nossa cidade - São Lourenço do Sul - a principal obra viária definida como CICLOVIA é na Avenida Cel Nono Centeno - Bairros Santa Terezina, Nova Esperança e Faixinha -  e parcialmente na Av. Soni Soares Correa. Extremante útil, destaco a CICLOVIA em toda a extensão da Av. Theodoro Henrique Schuch, onde atinge os Bairros Santa Terezinha, Fiorame, Arthur Kraft e Camponesa.

Com uma visão de desenvolvimento do turismo, a CICLOFAIXA em quase toda a extensão da Av Getúlio Vargas (em fase de acabamento) colocará nosso município em um importante destaque viário.

Mesmo com direito a diversas interpretações a CICLOFAIXA, não é CICLOVIA, na orla da praia deverá ter um uso intenso ao longo da temporada. Isso é a mobilidade urbana onde a BICICLETA tem o seu espaço. O VEÍCULO AUTOMOTOR também tem, porém a "sabedoria" mostra a cada dia que devemos buscar opções onde tenhamos qualidade de vida. Em redes sociais, a "grita" é de que TERMINARAM COM O ESTACIONAMENTO de frente para a praia. MAS SERÁ  MESMO?  Ou "ainda não entenderam" que a visão de curtir a energia da natureza pode ser  SEM O VEICULO AUTOMOTOR?

Não é possível ENFRENTAR MUDANÇAS sem ENFRENTAR AS CRÍTICAS.  MAS a CICLOFAIXA está perfeitamente conectada com a realidade da mobilidade urbana.

Outro questionamento é quando mencionam CICLOVIA NA PRAIA de São Lourenço do Sul.  Melhor entendimento é de que ali temos TÃO SOMENTE uma  CICLOFAIXA.

Qual a diferença entre CICLOVIA e CICLOFAIXA???? 

CICLOVIA - É um espaço destinado APENAS ao fluxo de bicicletas e ciclistas. Ela conta com SEPARAÇÃO FÍSICA que isola os ciclistas dos demais veículos e pedestres. A separação pode ser feita de várias maneiras como GRADE, MURETA, MEIO FIO, BLOCOS DE CONCRETO, etc. Em geral, CICLOVIA também tem cor diferente.  O uso de CICLOVIAS está mais presente em vias expressas e avenidas, PROTEGENDO o ciclista do tráfego intenso e rápido e evitando que os motoristas ADENTREM nessa via exclusiva.

CICLOFAIXA - Diferentemente da CICLOVIA, NÃO tem separação física (meio fio). É apenas uma faixa pintada no chão. Podem existir "olhos de gato" ou "tartarugas" para separar  a ciclofaixa da pista de rolamento. Em geral, o uso de CICLOFAIXAS é indicado em locais nos quais o trânsito de veículo é menos veloz. Além disso. a implantar uma CICLOFAIXA é bem mais barato e mais rápido do que um CICLOVIA, pois utiliza a estrutura viária existente, por isso costuma aparecer mais frequentemente em diferentes cidades.

O importante é de que tenhamos debates, opções para que NOVAS CICLOVIAS sejam implantadas em nosso município. A viabilidade do ANEL CICLOVIÁRIO oportunizando aos moradores dos bairros  fazerem a integração através destas vias exclusivas irá facilitar e gerar segurança para o uso mais constante. 

Fale Conosco